Por que não usar Windows?

maio 14, 2007

[Trolls, xiitas e noobies, por favor, parem de ler AGORA e cliquem aqui]

A um tempo atraz eu fiz um post falando alguns motivos para não se usar Windows. Confesso, foi um post altamente xiita tentando não ser xiita. :( Andei pensando naquele post ultimamente e pensei em fazer um post ao contrário. E ai vai.

Por que não usar Linux?

Bem, por incrivel que pareça, existem motivos, e uma série deles. Eu conheço linux a muito tempo e usei por mais de um ano, sim é pouco, mas pude perceber alguma coisa. Este post não é para fazer você a voltar a usar windows muito menos te desanimar do linux. A preguiça é justamente o maior inimigo do conhecimento. Do mesmo jeito que existem motivos para você não usar linux, existem para não se usar windows. Eu já listei alguns do windows e vou listar alguns outros do linux.

Em primeiro lugar, scanners de modo geral são consideravelmente difíceis de fazer funcionar. Principalmente se ele foi relativamente antigo. Existem alguns site com data-bases de drivers mas por experiencia própria (não com scanner, mas com impressora, placa de video e webcam) não funcionaram como o esperado. Talvez fui eu que fiz algo errado, mas o fato é que, apesar de ser totalmente não-transparente, a instalação de drivers no windows é mais prática. Em grande (se não todos) casos, o hardware vem com um cd escrito ‘Drivers e programas’ (e estes programas são horríveis, em grande parte dos casos também), e que é bem mais simples. No caso de modem, por exemplo, você vai sofrer e muito para instalar ele, e provavelmente vai desanimar se tiver apenas um e não ter gravadores de cd/dvd.

Em segundo lugar, o poder da escolha é uma benção. E uma maldição. Seja Kurumin vs Ubuntu ou Debian vs Slackware, é um saco escolher a distro. E mesmo depois de escolhida, seus programas apenas aumentam. Vim vs Emacs, KDE vs Gnome, Firefox vs Opera, x-chat vs bitch-x, OpenOffice.Org vs Koffice ou outra suite. Isso assusta um usuário iniciante, ainda mais quando ele ve os veteranos se matarem por causa dessas discussões. Eu uma vez cheguei a ser kickado (não sei se foi pro brincadeira, pois botei o cara que me kickou na ignore e nunca mais voltei no canal) de um canal por falar que eu usava KDE e não gostava de nada em GTK. :( Poder escolher é uma maravilha, você não é obrigado a usar a interface do Windows e acabou. No windows também temos escolhas, mas comparar OpenOffice com MS-Office é covardia, idem IE com FF.

Comprou HD nova? Vamos editar o /etc/fstab. Existe jeito sem usar o terminal, óbvio, mas eu levo muito mais tempo para editar um arquivo de texto simples no modo gráfico do que se eu estivesse usando terminal. Logo, escapar dele é possível, mas saimos da toca da onça para ser pego pelo leão. Eu concordo que o terminal é muito prático (uma das 3 coisas que eu sinto falta no windows), mas eu me apavorava quando descobria que tinha que abrir ele. :| Talvez as unicas distro que seja perfeitamente possível usar sem nunca abrir o terminal seja o Ubuntu e o SuSE, mas se você usar SuSE vão ficar falando que Debian é melhor, e se usar SuSE vão falar que você fez pacto com Satan, novamente caindo no motivo 2.

Disponibilidade de programas no linux é maior do que no windows, mas, o gimp não supera o photoshop. Talvez até faça o mesmo, mas não com a mesma facilidade. OpenOffice, como disse anteriormente, não chega perto do MS-Office.

Basicamente é isto. O problema do Linux é a sua liberdade, o mesmo com o windows: seu problema é a falta de escolha. Se o programa da problemas no windows, baixe outra versão. No linux, recompile ou procure a solução em forums.

Ambos sistemas são ótimos, mas não para todos. É aquela velha questão gosto é igual bunda: cada um tem a sua.

Deixe uma resposta

