Usuários de Computador

maio 11, 2007

    Usando Linux por um tempo, descobri que existem inúmeros tipos de pessoas. Ai vai alguns tipos:

1 – O Xiita Clássico


A mãe dele programa em 19 linguagens diferentes e o pai também. Eles se conheceram em um ‘Geek Encontro’. Os pais deles estavam um belo dia na cama programando cada um em seu nootebook ‘octocore’ e ao compilarem um programa usando o cluster de todos os 64 pc’s da casa, tiveram orgásmos juntos. Nove meses depois, surge mais um Xiita Clássico. Ele coda em 72 linguagens diferentes e usa *nix. Quando ele ve alguém que não usa a distro dele, ele pega logo seu mouse e tenta enforcar o ‘traidor’. Ele só quer saber de 3 coisa: programar e debugar e café. Falar mal do programa dele é pedir para ser pacotado, na melhor das hipóteses. Ele costuma achar que todos usuários de Windows são gays ou tem problemas sexuais, só que ele nunca parou para pensar que é ele que tem problema sexual.

 

2 – O Entusiasta


Ele usa Linux a alguns meses e esta achando muito divertido. Esta começando a usar terminal e passa horas e horas no irc usando apenas o terminal, sem modo gráfico iniciado em alguns casos. Costuma querer aprender a programar mas logo se decepciona um pouco devido a falta de atenção que ele dá aos bugs, virando um grande POGramador. Adora fazer discusões inúteis sobre win vs linux ou kde vs gnome, que nunca levam a lugar algum.

 

3 – O Indeciso


Já testou mais de 20 distros e não conseguiu ficar queto em nenhuma. Provavelmente ainda continuará a testar por mais alguns anos até cair naquela velha coisa: ‘testei 50 distros, cansei e inventei a minha’. Descobre que apenas 2 pessoas usam a distro (ele, e o irmão dele que meche no mesmo pc) e volta a usar a distro base da distro dele. Se decepciona e vira um programador, depois de tanto ser chingando pelos amigos de nível mais alto. Adora falar que tal distro é melhor que outra.

 

4 – O Winuser


Usa windows e nem sabe da existencia de qualquer outra coisa. Quando ve algum desktop linux pergunta se da para deixar o windows dele daquele jeito, mas antes mesmo de obter resposta diz ‘ah não, meu pai vai brigar comigo’. Para ele, computador é a mesma coisa que windows.

 

5 – O Noob


Acontece nos dois sistemas operacionais, e adoram ficar fazendo discussões sobre quem tem a piroca maior, piores que a do entusiasta. Normalmente eles são descobertos quando perguntam (linux) como que muda o papel de parede ou (windows) como que formata o HD, e se da para formatar sem desligar o windows (ou pc, já que ele também não sabe a diferença).

 

6 – O Usuário Windows


Diferente do WinUser, este sabe o que é linux, inclusive já usou. Não gostou e volto. Conformado como a superioridade do windows, continua usando na dele. Não esta nem ai para essas briguinhas toscas de orkut/forum/irc. Ele usa, atende as necessidades dele, e ele é feliz assim.

 

7 – O Usuário Linux

Semelhante ao Usuário Windows, ele já usou Windows por muito tempo mas se adaptou melhor ao linux. Também fica na dele, por que provavelmente ele tem que trabalhar e tem muitos programas atrasados. Conformado com a superioridade do Linux, usa e é feliz assim. Não esta nem ai para o resto do mundo, desde que sua impressora funcione.

 

8 – O Tranqüilo


Usou Windows, Usou Linux (não tantas distros como o Indeciso, mas já testou várias também), testou até os BSD da vida, mas como é um usuário doméstico, sente falta de algumas coisas que o Linux não oferece como o script de mirc cheio de frescuras e o msn com mais bujingangas que o camelódromo de São Paulo. Reconhece que os dois ambientes são bons e cada um tem sua vantagem, mas ele fica na boa, na dele. Quando alguém fala mal de windows, ele sabe defender com argumentos decentes e o mesmo sobre linux, e vice versa: quando alguém fala bem de Linux, ele sabe atacar, o mesmo com windows.

 

Desculpe se eu magoei alguém com esse post, minha intenção era apenas ironizar o ser humano. ;) Obviamente, aqui não estão todos os tipos, nem haveria como classificar todos aqui, mas creio que deu para ter uma base.

Em qual você se encaixa?

Uma resposta to “Usuários de Computador”

  1. Carol Says:

    Quiz deixar um comentário porque achei muito interessante o texto. Quando li me encaxei no 4 – Winuser, mas pensando bem eu sei o que é Linux na teoria e até pedi para o amigo que configura meu pc para colocar, mas acho que ele negou apenas por preguiça (ou por me achar burra, talves), sem falar que não tenho o problema; ‘ah não, meu pai vai brigar comigo’ pois o pc é só meu (talves a minha irmã quando me visitasse reclamasse, mas ela tem o dela também, em casa). Como meu interesse está na literatura e não pretendo avançar na área de programação fiquei quieta e uso Windows, embora sinta uma imensa curiosidade sobre o Linux. Regards, Marsalha.


Deixe uma resposta

