Ajudando a natureza…

abril 30, 2007

Todos nós sabemos que o equilíbrio, não importa de que, é algo delicado. Uma bola parada é uma bola parada, e se qualquer vento bater nela, ela sai do equilíbrio. Assim é a natureza.

As emissões de gás carbônico na atmosfera são cada vez maiores, por mais que Protocolo de Kyoto esteja em vigor. O que acontece é que entraremos num ciclo. O clima esquenta devido as emissões das indústrias. Mais florestas no mundo queimam, aumentando mais ainda o índice de gás carbônico. Comparar as emissões de uma indústria com as de uma floresta queimando é bobagem pouca. Porém, segundo especialistas esse nível chegará a tal ponto que a Floresta Amazônica irá se queimar. Absurdo, sim. Mas antes mesmo disso acontecer, o processo já será infreável. Furacões de enormes proporções irão se formar dizimando boa parte dos lares. Uma prova disso, caso você ainda dúvide, é o Furacão que teve em Santa Catarina em 2004. Possível? Sim totalmente. Mas era muito improvável, já que as variações climáticas no hemisfério sul são menores devido a quantidade maior de água. Creio que isto já foi o suficiente para você começar a se preocupar.

Você pode fazer sua parte. E todos iremos ganhar. Você não precisa sair as ruas fazendo passeatas e degolando os políticos e destruindo as indústrias. Existem coisas mais fáceis que provavelmente marcarão mais o seu dia a dia e os daqueles que te cercam.

A primeira coisa que você pode fazer, é muito simples: economizar energia elétrica. Sim. Economizando, as hidroelétricas não vão precisar ser tão grandes, destruindo tanta mata. As usinas de carvão, não vão precisar queimar tanto combustível.

Uma outra grande opção é economizar água. A água doce potável do planeta esta atingindo níveis muito baixos, e as hidrelétricas estão acabando com parte do pouco que resta.

Aqui vai algumas dicas para você.

1 – Troque as lampadas incandecentes da sua casa.
Elas gastam em torno 25% do valor das incandescentes, e o claro delas é mais branco.
O motivo disso é que as incandecentes precisam esquentar para produzir luz a partir do filamento, e as fluorescentes não. Elas são muito mais eficientes. Uma lampada de 25W fluorescente, produz um claro semelhante a uma incandescente de 100W. Possivelmente, você irá precisar de lâmpadas de 15-20W na sua casa.
2 – Use um copo de água para escovar os dentes.
A torneira aberta não ajuda em nada. E além do mais, é totalmente possível escovar os dentes usando apenas 200ml de água. 80% das pessoas usam de 3 a 4 litros. No minimo, uma economiz ad e 15 vezes! Essa dica também vale para o barbear.

3 – Lave seu carro com um pano.
Lógico, se você tiver acabado de voltar de um atoleiro, uma mangueira vai bem para comecar. Mas como provavelmente não, tente usar 2 ou 3 baldes de água e um pano humido com detergente. É totalmente possível. Algumas pessoas conseguem lavar carros de grande porto com menos de 10 litros de água. Usando uma mangueira, você usa aproximadamente 100 litros (se fechar enquanto esfrega o carro), e 400 litros (se não fechar). Já que vamos economizar, por que não economizar tudo de uma vez? 2 baldes tem apenas 40 litros de água. Use uma caneca para facilitar seu trabalho. ;)

4 – Banho: você pode diminuir tranquilamente.
O inverno esta chegando, e com isso, a conta de energia elétrica sobe. Se você tentasse diminuir seu banho de 20 minutos para 15, você passaria menos frio debaixo da água, economizaria em torno de 20% do consumo de água total da sua casa (supondo uma familia de 5 pessoas), e a conta de energia elétrica em 10%. Não preciso comentar a reducão se for para 10 minutos, não é? E além de tudo, todos sabemos que frio é apenas uma sensacão compartiva. Se você passa muito tempo debaixo do chuveiro com água quente nas costas, quando sair, a diferenca de temperatura será grande, logo, o frio também. O mesmo vale para o verão, em que a água fria cai, e quando sai, sente o calor. Se você passar 15 minutos debaixo de um chuveiro com água fria no verão, em um dia quente, você provavelmente estará suando antes de sair do banheiro. De que adianta tomar um banho tão longo e refrescante?

5 – Você econimiza. Seu vizinho economiza. Sua cidade economiza.
Se você economizar, você servirá de exemplo. Provavelmente seus amigos também irão fazer isso depois de um tempo, pois eles verão os resultados. Mais adiante, os amigos dos seus amigos, seu vizinhos, parentes, toda a comunidade. Desejar que o mundo inteiro passe a fazer isso não é desejar demais: é apenas desejar um lugar bom para se viver. Ao meu próprio exemplo, em 2 meses conseguimos diminuir 29 reais na conta de energia (por mês) e 20 na conta de água. Em dois meses, isso totaliza 98 reais. Fazendo uma média, são 1200 reais por ano. Todos sabemos o que poderiamos fazer com 1200 reais no ano livres. E outra, isso é apenas o comeco, chega um ponto que você esta conseguindo fazer as coisas economizando mais e mais. Banhos de 6-7 minutos. Barbear com 1 copo de água (é dificil, mas eu conseguo atualmente, depois de alguns meses de re-educacão), escovar os dentes com 1 também. Lavar o carro com quantias minimas de água. Varrer o quintal antes de lavar.

Creio incentivar algumas pessoas ainda duvidosas quanto a procedencia desses fatos.
O Custo de tentar? Bem, que tal aquele cineminha ‘grátis’ no fim do mês com a pessoa dos seus sonhos? ;)

Encontre no JaCotei!: Lampadas Chuveiros

Uma resposta to “Ajudando a natureza…”

  1. Marcio Says:

    taí, não é só mais um inteligente que passou facil no vestibular, tem conteudo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: