Como perguntar em foruns/irc ?

abril 6, 2007

Eu acompanho alguns fóruns e alguns canais de irc de ajuda, e todo dia vejo pessoas que não sabem perguntar as coisas. Não é que não sabem, mas da a impressão de que elas tem vergonha. Estou escrevendo isso aqui para dar talvez algumas dicas na hora de perguntar, assim você terá (provavelmente) sua duvida respondida antes.

1) Não pergunte se pode perguntar. Pergunte.
Parece idiota, mas é verdade. Muitas pessoas chegam nos canais de irc e dizer ‘alguém pode me ajudar?’ e não falam qual sua duvida. Não é por má vontade (nem das pessoas que respondem nem das que perguntam), mas convenhamos: é um canal de ajuda não é? Então você PODE perguntar. Sinceramente, creio que 80% das pessoas que ficam nesses canais não tem saco para falar ‘pode…’ e temos que falar, o que irrita consideravelmente. Então, simplesmente pergunte.

2) Pergunte de forma clara.
Isso mesmo. Não adianta chegar em um forum e dizer ‘alguém me ajuda? minha placa de video parou de funcionar’. Tudo bem, as vezes você realmente não sabe por onde começar, mas tente. Se algum programa da erro na hora de iniciar, cole o log (pastebin.com / rafb.net) do erro. Se o erro for gráfico ( http://www.imageshack.us ) cole a imagem. Inclua sempre o máximo de informações que puder. Ajuda e muito isso para nós respondermos.

3) Não use caps lock. Não ‘floode’.
Não preciso falar por que né? Geralmente as pessoas não respondem perguntas feitas assim, ou quando respondem, ficam profundamente irritadas. Se você perguntou e ninguém respondeu, é por que ninguém sabe naquele momento. Espere algum tempo e pergunte denovo. E principalmente, não faça flood (repetir a mensagem várias vezes em um curto intervalo de tempo ). Isso, em 95% dos casos, leva a kick e ban.

4) Você não é Deus. Então espere sua vez.
Muitas pessoas são afobadas, entram em um canal, perguntam, e se ninguém responde em 5 minutos, elas chingam todo mundo. Primeiro que ninguém fica lá 24/7. Segundo que talvez ninguém saiba. Terceiro, talvez estamos ajudando outra duvida. Então fique calmo :)

5) Em caso de fóruns, inclua tudo.
Se a duvida for sobre softwares, inclua sua distro e versão, qual programa, qual versão do programa, qual o log de erro (se for um erro), detalhes da sua duvida, o que você testou e se pesquisou antes de perguntar.

6) Google-it!!
O Google é seu melhor amigo. O forum da sua distro, seu segundo melhor amigo. Caso você não conheça, talvez seja interessante fazer as perguntas no ‘ www.google.com/linux ‘ , que é o site do Google, mas que procura em sites para linux.

7) Leia as mensagens de erro
É comum as vezes o programa dar erro, e o erro estar na mensagem de erro. Basta você ler. Talvez você não entenda, mas mesmo assim irá apreender algo.

8) Digite corretamente
Muitas vezes pedem para você digitar um comando e você digita errado, e fala que não deu certo. Quantas e quantas vezes já li uma pessoa pedindo para a outra digitar ‘sudo gedit /etc/fstab’ e a pessoa digita ‘sudo gedit/etc/festab’ ou coisas do gênero.

Bem, espero ter ajudado alguns e tirando a duvida de outros. Não é errado perguntar, mas perguntar da forma errada não é uma boa maneira de se obter respostas. ;)

3 Respostas to “Como perguntar em foruns/irc ?”

  1. Lucas Arruda Says:

    Só um comentário..
    O site certo é rafb.net/paste

    Abraco

  2. pascutti Says:

    Valeu Lucas ;)
    Editado…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: