Por que não usar Windows

março 27, 2007

Eu estava hoje tranqüilo na minha pseudo-sanidade, quando comecei a conversar com um primo meu o que eu não gosto daquela companhia que faz aquele outro sistema operacional. Bom, para começar eu lembrei de alguns fatos que ocorreram.

A um tempo atrás, um grupo de hacker descobriu um sério bug no sistema de segurança no firewall daquele sistema, e enviaram, via e-mail, o bug, uma descrição do bug, e a correção dele. O que a fez? Processou os cara por roubar código. É interessante como que as vezes pessoas que tentam ajudar são prejudicadas. Um outro caso interessante, que aconteceu com um amigo meu médico. Ele estava viajando e viu um acidente, o cara estava caido fora do carro com as duas pernas quebradas e ninguém por perto. O que esse meu amigo fez? Parou o carro, pegou o celular e chamou por uma ambulância na hora, foram os dois para o hospital, e esse meu amigo, por ser médico, tinha influências no hospital e fez com que o atendimento fosse mais rápido. Quatro meses depois, esse cara do acidente, processou meu amigo por ter ‘enrolado’ na hora de chamar a ambulância. Interessante, não? Muitas vezes o ser humano é muito ingrato. Esse é um dos motivos de eu não gostar daquela companhia.

Ela também é meio paradoxal. Diz ajudar em muitos projetos sociais, mas até aonde sabemos, ela não doou nada para a WickMedia. Pelo contrário, tentou subornar algumas pessoas para mudar alguns textos em favor do formado de documentação que ela usa. Eu acho que a competição é algo muito importante para a evolução das coisas. Veja as Guerras Mundiais e o Socialismo vs Comunismo. Elas geraram muito avanço tecnológico. Competição limpa é algo muito saudavel e favorável ao desenvolvimento, mas vamos lá, isso já é sujeira. Fazer as coisas por debaixo dos panos não é digno.

Se você pegar por exemplo, o Ubuntu, você vai ver que a relação desenvolvedor-utilizador é muito mais amigável. Existe um site aberto a todos, em que você pode ver quais bugs existem, ajudar a corrigir, ou adicionar um bug que você descobriu. Diferente da outra empresa, que pode as vezes até te processar por descobrir bugs no sistema dela.

O Governo da França, segundo alguns blogs, não gastou nem U$1.000 com a mudança para o Ubuntu/Kubuntu. Motivo? Boa parte dos técnicos que instalaram, fizeram o serviço a troco da alimentação do dia. União? Só um pouco.

Atualmente vivemos em uma época bem diferente de quando a Microsoft foi criada. Hoje as pessoas (algumas, nem todas) tem mais consciência do mundo e são menos destrutivas, menos egoístas e egocêntricas. Elas pensam mais na comunidade. Por isso, serviços como WikiMedia e Google Earth surgem.

Talvez você não pense comigo. Eu não estou falando mal do windows, mas sim de algumas atitudes que a companhia que faz ele toma. Tudo bem, ela quer ganhar o pão dela, mas será que ela tem que tirar o pão dos outros para fazer isso? Eu sei que o Windows ainda é um bom sistema operacional. Ele tem seu mérito, e por isso ele é usado como padrão. Só que abram os olhos, nem tudo é como eles dizem.

O mundo esta mudando. Por que não mudar também? Por que não ser um pouco menos egoista e compartilhar o conhecimento? Por que não ajudar as pessoas? Por que simplesmente usar algo, em que o fabricante diz se importar com sua opinião, mas você sabe que não é bem assim?

Convido você a tentar mudar o mundo em que você vive. Gaste os seus 450-900 reais que irá gastar no Vista na educação de seu filho. Na verdade, não gaste na educação, invista na vida. Seu filho vale mais que seu computador. Não tem filhos? Não tem problema. Ajude uma entidade carente. Doe um saco de arroz para quem precisa. Não quer fazer nada disso? Economize. Guarde para no caso de alguma doença. Você tem um computador antigo? Doe para algum amigo seu que não tem. Ele não roda nem modo gráfico? Não tem problema, converse com alguém que entende de Linux e fale para ele te ajudar. Existe centenas de softwares muito uteis, mesmo para modo texto. Ah, seu trabalho depende do seu computador? Por que não compre um hardware melhor então? Assim você desenvolve mais rápido e pode passar o tempo livre que vai sobrar, com seus amigos.

E então, vamos?

Uma resposta to “Por que não usar Windows”

  1. Pascutti Says:

    […] um tempo atraz eu fiz um post falando alguns motivos para não se usar Windows. Confesso, foi um post altamente xiita tentando […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: